Cuiabá, MT

Prefeitura Pantanal do Norte/MT – Auditorias Realizadas

3. Relatório de Auditoria de Avaliação de Licitações


ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PANTANAL DO NORTE/MT
CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO
ANÁLISE DE PROCESSOS LICITATÓRIOS

Amostragem de auditoria

A auditoria teve por objetivo avaliar a regularidade das contratações efetuadas em atendimento à demanda apresentada pela diretora de compras.

Em consulta ao sistema de compras, foram obtidos os seguintes dados:

Licitações realizadas em 2022
Quantidade total Processos licitatóriosVolume total de recursos dos processos licitatórios (R$)Amostra avaliadaVolume de recursos avaliados (R$)Qtde em que foi detectada alguma falhaVolume dos recursos em que foi detectada alguma falha
06 – Concorrências8.456.908,00026.780.985,00026.780.985,00
06 – Tomada de preços9.890.765,00025.800.920,00025.800.920,00
22 – Pregões presenciais22.458.650,00148.650.900,00148.650.900,00
04 – Dispensas8.960.980,00022.408.505,00022.408.505,00
02 – Inexigibilidade250.560,00
TOTAL50.017.863,002023.641.310,002023.641.310,00
Fonte: Sistema de Compras de Pantanal do Norte/MT, fevereiro/2023.

Para a avaliação, foram selecionados 20 processos, totalizando R$23.641.310,00 (47,27% do total). Desses processos, são 8 (oito) compras, 8 (oito) contratações de serviços e 4 (quatro) licitações de obras. Esses processos foram selecionados com base em critérios de materialidade, relevância e risco, resultando em uma amostragem não probabilística.

Dessa forma, os resultados da análise da amostra dos processos licitatórios auditados estão demonstrados nos checklist e registro de inconformidades apresentados a seguir.

CHECKLIST. PROCESSO LICITATÓRIO. COMPRAS

Resposta esperada = NÃO em todos os quesitos.

ProcedimentosS(%)N(%)
1. Projeto básico/termo de referência
1.01 O objeto está definido de forma imprecisa, insuficiente50 50
1.02 Há especificações que direcionam para fornecedor/marca ou restringem competição 100
1.03 O autor do projeto tem algum vínculo com o licitante 100
1.04 Há fracionamento com fuga da modalidade adequada ou para dispensar 100
1.05 O objeto é divisível, mas não houve parcelamento e não há justificativa 100
1.06 A previsão orçamentária é inadequada 100
1.07 Os preços de referência foram estimados de forma inadequada50 50
1.08 Deixou-se de adotar o pregão eletrônico e não há justificativa100  
1.09 As quantidades licitadas são incompatíveis com a demanda7525
2. Cláusulas do edital S(%) N(%)
2.01 Veda-se apresentação de documentos via postal, fax, telegrama ou e-mail50 50
2.02 Proíbe-se a participação de empresa em litígio judicial com o órgão comprador 100
2.03 Exige-se cadastro prévio irregular (prazo indevido em TP, obrigatório nas outras) 100
2.04 Exige-se alvará ou comprovação de localização do licitante em município específico 100
2.05 Exige-se quitação em vez de regularidade fiscal100  
2.06 Exige-se idoneidade financeira ou bancária 100
2.07 Exige-se garantia de proposta irregular (valor, prazo, forma, com CS ou PL) 100
2.08 Exigem-se índices contábeis incomuns e sem justificativa 100
2.09 Exige-se saúde financeira exagerada (capital integralizado, acima do limite) 100
2.10 Exige-se certidão negativa de corregedoria de justiça 100
2.11 Exige-se certidão negativa de protesto 100
2.12 Exige-se certificado de qualidade não obrigatório por lei (ABIC, ABNT, ISO) 100
2.13 Exigem-se atestados indevidos (mín, máx ou fixo, parcela irrelevante, subjetivo) 100
2.14 Exige-se carta de solidariedade ou compromisso do fabricante do produto 100
2.15 Exige-se amostra irregular (sem critérios ou subjetivo, como habilitação)50 50
3. Publicidade S(%) N(%)
3.01 O acesso ao edital é restritivo (aquisição presencial, preço exorbitante, etc.) 100
3.02 A publicação do aviso foi inadequada (tipo e abrangência, forma, data) 100
Data: 18.03.2023Responsáveis pela análise: José Onça e Gilberto Tuiuiú
CHECKLIST. PROCESSO LICITATÓRIO. SERVIÇOS

Resposta esperada = NÃO em todos os quesitos.

ProcedimentosS(%)N(%)
1. Projeto básico/termo de referência
1.01 O objeto está definido de forma imprecisa, insuficiente 100
1.02. Há especificações que direcionam a fornecedor ou restringem a competição 100
1.03. O autor do projeto tem algum vínculo com o licitante 100
1.04 Há fracionamento com fuga da modalidade adequada ou para dispensar 100
1.05 O objeto é divisível, mas não houve parcelamento e não há justificativa 100
1.06 A previsão orçamentária é inadequada 100
1.07 Os preços de referência foram estimados de forma inadequada1387
1.08 Deixou-se de adotar o pregão eletrônico e não há justificativa 100
1.09 As quantidades licitadas são incompatíveis com a demanda 100
2. Cláusulas do edital S(%) N(%)
2.01 Veda-se apresentação de documentos via postal, fax, telegrama ou e-mail75 25
2.02 Proíbe-se a participação de empresa em litígio judicial com o órgão comprador 100
2.03 Exige-se cadastro prévio irregular (prazo indevido em TP, obrigatório nas outras) 100
2.04 Exige-se alvará ou comprovação de localização do licitante em município específico 100
2.05 Exige-se quitação em vez de regularidade fiscal 100
2.06 Exige-se idoneidade financeira ou bancária75 25
2.07 Exige-se garantia de proposta irregular (valor, prazo, forma, cumulativo CS ou PL) 100
2.08 Exigem-se índices contábeis incomuns e sem justificativa 100
2.09 Exige-se saúde financeira exagerada (capital integralizado, acima do limite) 100
2.10 Exige-se certidão negativa de corregedoria de justiça 100
2.11 Exige-se certidão negativa de protesto25 75
2.12 Exige-se responsável técnico restringindo a forma de vínculo50 50
2.13 Exige-se atestado indevido (mínimo, máximo, fixo, parcela irrelevante, > 50%) 100
2.14 Exige-se visita obrigatória irregular (desnecessária, data única, somente RT etc.) 100
2.15 Exige-se registro indevido em conselho profissional (CRA, por exemplo) 100
3. Publicidade S(%) N(%)
3.01 O acesso ao edital é restritivo (aquisição presencial, preço exorbitante, etc.)1387
3.02 A publicação do aviso foi inadequada (tipo e abrangência, forma, data) 50
Data: 18.03.2023Responsáveis pela análise: José Onça e Gilberto Tuiuiú
CHECKLIST. PROCESSO LICITATÓRIO. OBRAS

Resposta esperada = NÃO em todos os quesitos.

ProcedimentosS(%)N(%)
1. Projeto básico/termo de referência
1.01 O objeto está definido de forma imprecisa, insuficiente 100
1.02. Há especificações que direcionam a fornecedor ou restringem a competição 100
1.03. O autor do projeto tem algum vínculo com o licitante 100
1.04 Há fracionamento com fuga da modalidade adequada ou para dispensar 100
1.05 O objeto é divisível, mas não houve parcelamento e não há justificativa 100
1.06 A previsão orçamentária é inadequada 100
1.07 Os preços de referência foram estimados de forma inadequada 100
2. Cláusulas do edital S(%) N(%)
2.01 Veda-se apresentação de documentos via postal, fax, telegrama ou e-mail 100
2.02 Veda-se a participação de consórcios sem a devida motivação 100
2.03 Exige-se cadastro prévio irregular (prazo indevido em TP, obrigatório nas outras) 100
2.04 Exige-se alvará ou comprovação de localização do licitante em município específico 100
2.05 Exige-se quitação em vez de regularidade fiscal 100
2.06 Exige-se idoneidade financeira ou bancária 100
2.07 Exige-se garantia de proposta irregular (valor, prazo, forma, com CS ou PL)50 50
2.08 Exigem-se índices contábeis incomuns e sem justificativa 100
2.09 Exige-se saúde financeira exagerada (capital integralizado, valor acima do limite)50 50
2.10 Exige-se posse, propriedade ou localização prévia de máquinas, equiptos ou outros 100
2.11 Exige-se certidão negativa de protesto 100
2.12 Exige-se responsável técnico do quadro, restringindo a forma de vínculo 100
2.13 Exige-se atestado indevido (mín, máx, fixo, parcela irrelevante, > 50 do licitado)50 50
2.14 Exige-se visita obrigatória irregular (desnecessária, data única, só resp. técnico, etc.)100  
2.15 Exige-se visto do CREA do local de execução da obra100  
2.16 Exige-se certificado de qualidade como requisito de habilitação 100
3. PublicidadeS(%)  N(%)
3.01 O acesso ao edital é restritivo (aquisição presencial, preço exorbitante, etc.)50 50
3.02 A publicação do aviso foi inadequada (tipo e abrangência, forma, data) 100
Data: 18.03.2023Responsáveis pela análise: José Onça e Gilberto Tuiuiú
CHECK-LIST. CONTRATOS 
UNIDADE EXAMINADAPrefeitura Municipal de Pantanal do Norte/MT
PROCESSO EXAMINADOContratos Celebrados em 2022 presentes na amostra

Resposta esperada = SIM em todos os quesitos.

ProcedimentosS(%)N(%)
1. Formalização
1.01 Houve formalização do Termo de Contrato nos casos obrigatórios?100 
1.02.Execução de serviços com a respectiva formalização de contrato ou aditivo contratual?  100 
1.03. A minuta do contrato e aditivo foi referendada pela Assessoria ou Procuradoria Jurídica?  
2. Duração e Prorrogação S(%)  N(%)
2.01 A vigência do contrato foi estabelecida por tempo determinado?100 
2.02.Nas prorrogações contratuais, houve demonstração de sua vantajosidade?           100 
2.03.Os aditivos contratuais observaram o percentual estabelecido na Lei nº 8.666/93?           100 
3. Publicidade S(%)  N(%)
3.01 Publicação resumida do contrato ocorreu até o quinto dia útil do mês subsequente à assinatura?100 
3.02.Publicadas informações do contrato em seu sítio oficial, de acordo com a Lei 12.527/2011?100 
4. Execução S(%)  N(%)
4.01 Há compatibilidade entre o realizado e as especificações ajustadas no contrato?100 
4.02 Não houve sub-rogação de direitos e obrigações de parte do Contrato para outra empresa?100 
4.03 A subcontratação parcial foi realizada com previsão no edital de licitação e no contrato, e somente após autorização formal da administração?100 
4.04 O empenho foi emitido antes da realização da despesa?7525
4.05 Documentos fiscais evidenciam serviços prestados ou materiais entregues?100 
4.06 Verificada a regularidade fiscal/trabalhista da contratada antes da emissão do pagamento?8020
4.07 Os pagamentos foram realizados somente após a execução do objeto?100 
4.08 Nos contratos de prestação de serviços, a repactuação ocorreu após o interregno mínimo de um ano da data limite para apresentação das propostas ou da data do acordo, convenção ou dissídio coletivo de trabalho, vigente à época da apresentação da proposta?100 
4.09 Nas atas de registro de preços: (i) as aquisições respeitaram o limite de 100% dos quantitativos? (ii) as adesões não excedem ao quíntuplo do quantitativo?7525
5. Fiscalização S(%) N(%)  
5.01 Houve designação formal de representante da administração para acompanhar e fiscalizar a execução dos contratos?100 
5.02.O fiscal de contrato anota em registro próprio as ocorrências relacionadas com a execução do contrato? 100
5.03.A Administração tem responsabilizado empresas que fraudam a licitação ou a execução contratual?9010
6. Garantia Contratual S(%) N(%) 
6.01 A garantia contratual foi apresentada nas modalidades previstas no art. 56 da lei n. 8666/93?100 
6.02.A garantia apresentada prevê cobertura para encargos trabalhistas e previdenciários nos contratos de prestação de serviços?100 
6.03.O valor da garantia foi atualizado nos acréscimos, supressões e aditamentos do contrato?100 
6.04.A garantia foi apresentada antes da efetiva celebração do contrato? Obs.: Exceto em Seguro-Garantia e Fiança Bancária100 
7. Recebimento Provisório e Definitivo S(%)N(%) 
7.01 Nas obras, compras e serviços, houve recebimento provisório e definitivo?100 
Data: 18/03/2023Responsável pela análise: José Onça e Gilberto Tuiuiú